Visconde do Rio Grande 53 anos de história

Semana de Aniversário do Visconde do Rio

Vamos recordar esta caminhada de 53 aninhos de muito amor a Educação...

A Escola surgiu graças a mobilização da Comunidade Escolar.
Havia neste Bairro a Praça Aratiba, uma área que pouco era usada pelos moradores. Espaço ideal para uma Escola.
Nas redondezas existiam poucas Escolas, insuficiente para atender todas as crianças destes Bairros. Assim sendo, mobilizados pelo sonho de uma Escola no Bairro, a Comunidade Escolar realiza o seu grande sonho: o surgimento de uma Escola na Praça Aratiba.
 Em fevereiro de 1958, surge a nossa Escola. No inicio como Grupo Escolar Praça Aratiba, atendo alunos de 1ª a 4ª Série, trocando seu nome no ano seguinte, em 01/06/1959, para Grupo Escolar Visconde do Rio Grande.
Foram surgindo novas matrículas de alunos e a ampliação de novas salas, construção de um novo prédio. A Escola passou a ser chamada definitivamente, em 2000, Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde do Rio Grande.
Novidades foram surgindo na Escola a cada ano para melhor atender a comunidade escolar:
·        Ano de 2004: Inauguração do 2º Prédio da Escola.
·        Ano de 2006: construção do muro da nossa Escola com a ajuda da comunidade escolar, que muito se empenhou para ver a segurança. Era visível o empenho dos alunos acompanhados dos seus pais trazendo tijolos, movidos pela Gincana que arduamente envolveu todos os professores. A cada um nosso agradecimento por cada incentivo dado aos seus alunos para colaborar neste sonho: segurança em nossa escola.
Não podemos deixar de lembrar que neste mesmo ano, a EJA foi ampliado para que pudéssemos atender alunos até a 8ª Série.
·        A Escola participa do Projeto Mais Educação desde 2009 proporcionando diversas atividades que enriqueceram o cotidiano escolar como: capoeira, Dança, Música, Taekwondo, Informática, Letramento e Matemática, Banda Marcial.
·        Projetos realizados ao longo destes anos com intuito de aperfeiçoar os conhecimentos dos alunos, a pesquisa que mobiliza a buscar novos conceitos, os passeios de estudos que muito contribuem para aprendizagem, pois o que vivencio são mais do que palavras. Sendo assim, todos os Projetos elaborados e trabalhados são voltados para as questões ecológicas, sustentabilidade(coleta seletiva, horta, separação do óleo de cozinha), Viagem às Missões, Somos da Paz que trabalha valores essenciais ao ser humano, Conhecendo Porto Alegre e Parada da Leitura. Assim constrói-se o conhecimento através da pesquisa, da discussão, da reflexão e da partilha dos saberes de cada um.
·        2011: Cobertura – espaço tão sonhado destinado ao lazer, ao esporte e momentos de integração, envolvimento e participação nos eventos da Escola.
·        Expectativas para 2012: Expansão da Escola para Ensino Médio.
Nesta caminhada de 53 anos não podemos deixar de lembrar todos que aqui passaram deixando um pouco de si: ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários, ex-vices Diretores e ex-Diretores. Cada um deixou sua marca, sua contribuição e realizou sonhos. Sonhos que se tornaram possíveis graças ao empenho de todos, a dedicação e participação para que a ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VISCONDE DO RIO GRANDE pudesse ocupar um lugar especial no coração de cada um que aqui passou, estudou, ensinou e, principalmente, conquistou grandes amigos.
Atualmente a Equipe Diretiva é composta:
·        Diretora: Rosangela Fernandes Soares
·        Vice-Diretores: Michele Carvalho ( Turno Manhã)
                         Inês Micco ( Turno Tarde)
                             Carlos Henrique Nast de Souza  ( Turno Noite – EJA)
·        Orientadores Educacionais: Sumayara Alves ( Turno Manhã)
                                                   Michele Carvalho ( Turno Tarde)
·        Supervisora Educacional: Eliane Serafim ( Turno Manhã – Tarde)